Uso da internet cresce, qualidade do ensino cai

Destaques, Notícias Comentários desativados em Uso da internet cresce, qualidade do ensino cai

Enquanto o número de usuários da internet não para de crescer no Brasil, os índices da educação não apresentam o mesmo desempenho. Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que o total de usuários ativos de internet chegou a 43,2 milhões em março de 2011, o que significou uma evolução de 4,4% na comparação com o mês anterior. Em relação aos 37,9 milhões de usuários ativos de março de 2010, o aumento foi de 13,9%.

Mais brasileiros adquiriram computadores com internet em suas casas. No período de um ano, o total de usuários ativos em domicílio cresceu 20,7%, ao passar de 29,1 milhões para 35,1 milhões. A expectativa do aumento é ainda maior até 2014, quando o governo pretende massificar o uso da internet com as ações do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Enquanto isso, as estatísticas da educação no país não apresentam os mesmos avanços, deixando na mão as crianças e adolescentes que precisam da rede pública de ensino. O índice de repetência em 2010 estagnou nos elevados 13%. E olha que a meta não era muito distante: o objetivo era baixar três pontos e chegar à marca de 10%.

Outra meta que não passou nem perto de ser alcançada foi a taxa de evasão escolar, que aumentou de 10% para 11%. Novamente, a meta não parecia ser impossível de ser alcançada, visto que o objetivo era diminuir a marca para 9%.

De acordo com uma pesquisa do comScore, instituto de pesquisa líder em mensurar dados do mundo digital, os jovens entre 6 e 24 anos são os usuários mais ativos da internet com 37,5%. Fica claro que se os educadores unissem as novas tecnologias com o ensino em sala, as aulas seriam muito mais atrativas para os jovens.

Modelos a serem seguidos

Um exemplo de boa administração dos recursos públicos, ótimo corpo docente e compromisso com a educação é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Valença, que obteve a maior média total na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas do estado em 2010.

No IFBA, os alunos têm a oportunidade de fazer viagens para pesquisas de campo, laboratórios de ciência, informática, biblioteca atualizada, espaço de lazer e muito mais. Com a internet, os professores disponibilizam conteúdos ensinados em aula, apostilas de exercícios, atividades online e provas dos anos anteriores.

Essa escola pública é um ótimo exemplo de que é possível oferecer às crianças, adolescentes e adultos um ensino de qualidade usando as novas tecnologias como ferramenta de aproximação do aluno com a escola.

Outo exemplo de incentivo aos estudantes é a Olimpíada de Algoritmo, organizada pela Hostnet e apoiada pela Tuiuiú. A iniciativa partiu da obsevação da carência do mercado de Tecnologia da Informação (TI) em contratar profissionais jovens e qualificados.

Para descobrir novos talentos na área de programação, a Hostnet incentiva todo ano os alunos de escolas de ensino médio/técnico, promovendo esse concurso de âmbito nacional e distribuindo os mais variados prêmios, de computadores a oportunidades de trabalho. As últimas edições da Olimpíada aconteceram no maior evento de TI do Brasil, o Rio Info, onde os estudantes puderam entrar em contato com alguns dos maiores empreendedores da área, além de incluirem essa experiência única no currículo.

A Tuiuiú quer lembrar com este texto que ano que vem tem eleição e cabe a nós, cidadãos, votarmos de maneira consciente para que o futuro do Brasil esteja nas mãos de bons políticos. Fica registrada aqui a nossa sede por um país mais justo com mentes cada vez mais brilhantes 🙂

Fonte: Revista Veja e G1 – Bahia

Comments are closed.

×

Olá!

Clique no perfil abaixo para conversar melhor comigo sobre o seu projeto ou envie um e-mail para: [email protected]

× Como posso te ajudar?