Dicas para um bom network

Notícias Comentários desativados em Dicas para um bom network

Com certeza você já ouviu falar em networking ou rede de contatos. Fazer um bom network é ter a capacidade de gerenciar seus relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais de forma positiva para você e para o seu empreendimento ou emprego. Quanto maior for a sua rede de contatos, maior será a possibilidade de realizar bons negócios, além de obter informações e várias outras vantagens

O ideal é deixar a  timidez de lado quando precisar abordar outra pessoa ou for apresentado a alguém importante. Mas para quem é introvertido, fazer networking profissional pode ser muito difícil.

A autora do livro How to Survive, Excel and Advance as an Introvert (Como Sobreviver, Destacar-se e Progredir sendo um Introvertido), Naomi Karten, orienta em sua obra como um tímido pode trabalhar para diminuir a introspecção quando o assunto é negócios.

Então, para fazer networking é possível treinar! Aqui estão algumas dicas da autora que serão úteis no dia-a-dia:

  • Tenha a ideia de forma simples na sua cabeça:

O termo networking pode assustar, defina em sua mente algo como “construir relacionamentos”. Pensando dessa forma, a tarefa parece mais natural e humana.

  • Defina objetivos

A rede de relacionamento é importante na hora de uma recolocação. Mas a sua importância começa dentro do local onde você trabalha hoje. Então, crie uma lista do que planeja alcançar. Com essa lista em mãos fica mais fácil identificar os possíveis contatos que lhe ajudarão a abrir portas, seja para levar seus projetos adiante, avançar com ideias, ajudar com opiniões ou em outras questões mais específicas. Isso é a base para criar bons relacionamentos e é altamente motivacional!

  • Identifique onde se sente melhor

Nem todo mundo consegue lidar tão bem com centenas de pessoas e também com grupos pequenos. Analise sua personalidade e avalie onde se sente melhor. Para algumas pessoas estar num coquetel pode parecer entediante. Quem sabe não é em pequenos encontros de negócios que você se sente mais à vontade? Tire proveito de situações onde já se sinta confortável.

  • Mapeie as oportunidades de relacionamento

Crie uma agenda de compromissos em associações de classe, nas quais o representante vai te atender e conversar com você. Vá aos locais onde o profissional (você) será visto e reconhecido.

  • Use a rede social

Intensifique suas relações pela web. Use Facebook, LinkedIn, Twitter, Plaxo, etc. Busque fazer parte dos grupos ligados aos seus interesses, pessoais e profissionais. Há uma boa chance de conseguir ótimos contatos.

  • Ofereça algo aos seus contatos

Agregue valor ao relacionamento cada vez que estabelecer um novo contato. Pense sempre no que pode oferecer.

  • Saiba aproveitar o seu tempo

Não deixe passar uma boa oportunidade de relacionamento. Aproveite o seu tempo, marque encontros durante cafés da manhã ou almoços. Essa prática torna mais fácil a criação de uma rede de relacionamentos presencial e o desempenho social.

 

Comments are closed.

×

Olá!

Clique no perfil abaixo para conversar melhor comigo sobre o seu projeto ou envie um e-mail para: [email protected]

× Como posso te ajudar?