Projeto Artista de Rua

28-artistaderua

Mágicos, desportistas, mímicos, músicos, entre outros fazem da rua o seu palco, alegrando os transeuntes com muito bom humor. A relação entre eles e com a imprensa, porém, são frágeis. Muitos deles são vistos como inacessecíveis por alguns veículos de comunicação, fazendo com que a divulgação da sua arte e de seu trabalho seja prejudicada.

Analisando esse problema, além da dificuldade dos artistas de viverem exclusivamente do trabalho nas ruas sem nenhum apoio e a constante desvalorização da arte fora do teatro, a Tuiuiú Comunicação, juntamente com a empresa de hospedagem de sites Hostnet, idealizou o Projeto ArtistadeRua.com.

Procurando registrar a memória, a mensagem e a comunicação da cultura urbana brasileira por meio das apresentações de rua, foi criado um site e um canal de vídeos especialmente para a organização de todo material produzido e coletado sobre os artistas de rua, bem como suas histórias de vida e contatos.

A iniciativa é pioneira e rompe com o espaço-distância entre as manifestações populares e a arte do entretenimento. O Projeto começou em 2007 e já reúne vários artistas cadastrados, com abertura para debates e espaço para novos integrantes.

O ArtistadeRua.com já foi divulgado em diversos canais, tais como Globo, Record e TV Brasil. Em quatro anos de existência, o Projeto já realizou dois grandes eventos que levaram arte e cultura para mais perto da população carioca: a Maratona Artistaderua.com, que ocorreu em 2007, e a Mostra Artista de Rua, que vem acontecendo desde o mês de julho e vai até novembro de 2011.

A Maratona

O Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, tem suas pistas de rolamento inteiramente liberadas ao público aos domingos e feriados. Num final de semana especial, a Tuiuiú Comunicação, com o apoio do SESC-Rio, organizou a Maratona ArtistadeRua.com, que dispôs os artistas ao longo da via expressa, com a programação de quinze apresentações, em horários intercalados.

O objetivo foi proporcionar aos artistas que se apresentaram a oportunidade de se conhecerem e trocarem informações. Com isso, eles puderam estabelecer um sentimento de cumplicidade entre si, independente da mistura de estilos e de interesses, procurando, com isso, inserir no mercado de cultura esses mestres da arte de rua que ficam às margens dos novos mecanismos de incentivo público e particular.

Para registrar o entrosamento do público com os artistas e a importância da realização de eventos como esse, foi produzido um documentário que conta com a descrição das apresentações, bem como os vídeos dos espetáculos.

A Mostra

As periferias das cidades brasileiras são carentes de lazer e atrações de entretenimento. Pensando nisso, a Tuiuiú Comunicação, juntamente com o Boa Praça, está realizando a Mostra Artista de Rua 2011, que teve início em julho e vai até novembro.

Os artistas se apresentam nos três primeiros domingos de todo mês, sempre às dez da manhã. Eles já levaram diversão e alegria para várias comunidades cariocas, como a Chácara do Céu, Borel, Cidade de Deus, Turano e muitas outras.

No final da Mostra, o saldo será de mais de quinze espetáculos em todas as partes da cidade do Rio de Janeiro.

Autor:

Tuiuiú Comunicação

A Tuiuiú Comunicação é uma agência de publicidade dinâmica e jovem, a sua parceira de sucesso em estratégias de Comunicação e Marketing!

Siga a Tuiuiú

Adiciona nas redes ou entre em contato para solicitar um job, tirar dúvidas ou chamar para o bar!

logo_tiuiu_hostnet-1-2

Telefone:

+55 21 3942-3075

Telefone:

+55 21 3942-3075