Evite ações capazes de transformar problemas em crises perigosas

© MTPA Stock/Masterfile
Model Release
Businessman looking through
window in boardroom with globe
(Silhouette)

Evite algumas ações capazes de transformar problemas em crises perigosas

Sabe aquele probleminha que pinta no dia-a-dia da empresa? Então, até ser otimista demais pode ocasionar coisas piores, em vez de melhorar a situação. Na hora de gerenciar é preciso ter tato para lidar com situações adversas sem transformá-las em algo muito pior.

 Seguem, abaixo, sete dicas sobre “o que não fazer”, apontadas pelo site da “Fast Company”:

1. Seja positivo, mas nem tanto

Ter atitude positiva é bom, mas sem exageros! É melhor ter uma visão equilibrada da situação, ser um pouco otimista, e manter a cabeça na realidade.

2. Não negue o problema

Muita gente, e até empreendedores, acredita que se não falar no problema, ele desaparece! Claro que isso não funciona. Não se engane; seus colaboradores e eventualmente seus clientes já se ligaram que o problema existe. Não negue e nem tente esconder a situação complicada, isso só aumenta o medo e a decepção das pessoas.

3. Entre tentativas e erros

Evite experimentos durante as crises.  Em uma situação adversa você não pode errar, então não arrisque, faça a coisa certa!

4. Não haja por impulso

Diante de um problema, não perca a calma nem o bom senso. Seja racional, agir por impulso pode ser um perigo! Aposte em análises cuidadosas e decisões viáveis. Se puder, conte com uma consultoria profissional.

5. Não tente resolver tudo sozinho

Individualismo não é bom nessas horas! Seja líder e saiba delegar e compartilhar. Um líder centralizador é responsável por pessoas demais. Não dá para segurar tudo sozinho. Trabalhe em equipe e aceite suas opiniões.

6. Evite culpar sempre os outros

Colocar a culpa nos outros não é positivo! Enfraquece a imagem do empreendedor e afirma que o líder não tem controle sobre a situação. Nas horas difíceis, arregace as mangas e faça algo! Depois de tudo resolvido descubra onde o erro começou.

8. Pegar pesado não é solução

Sobrecarregar seus colaboradores em um momento difícil da empresa pode ser a maior furada! Solicite apenas o necessário, faça isso com cautela e respeito. E nem pense em redução de salários, horas extras compulsórias e cortes de benefícios.

Autor:

Alexandre

Siga a Tuiuiú

Adiciona nas redes ou entre em contato para solicitar um job, tirar dúvidas ou chamar para o bar!

logo_tiuiu_hostnet-1-2

Telefone:

+55 21 3942-3075

Telefone:

+55 21 3942-3075